A safra recorde de grãos que o Rio Grande do Sul vai colher este ano já impactou no consumo de diesel, em março. Segundo a ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis -, foram comercializados no mês cerca de 385,6 milhões de litros do combustível, contabilizando um crescimento de 55,2% frente a fevereiro e de 16,1% relativamente a março do ano passado.

Embora em ritmo menor, os números também melhoraram para o consumo de gasolina. Foram mais de 316 milhões de litros comercializados pelos postos espalhados pelo Estado, resultando num crescimento de 12,3% em relação a fevereiro e de 11,7% frente a março de 2016. “Foi o melhor consumo mensal desde dezembro último” – avalia o economista Edson Silva, da Consultoria ES Petro. Silva acrescenta que o volume de março é ainda mais significativo porque dezembro, período de férias, sempre há aumento de consumo.

Não há, nas estatísticas da ANP, um mês de março com um consumo de litragem tão expressivo como o de março deste ano. “Muito provavelmente a queda significativa dos preços do combustível estimulou as vendas, que vinham em queda” – conclui o consultor.  O preço médio da gasolina no Estado ficou em R$ 3,745, o menor, de acordo com levantamento da ANP, desde dezembro de 2015, quando custou R$ 3,669.

Safra recorde e preços em baixa elevam consumo de combustíveis em março

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.