03/06/2025 – Com um volume de 3,8 bilhões de litros, o consumo nacional de gasolina, em abril, registrou um crescimento de 3% frente a março e de 4,1% relativamente ao mesmo mês do ano passado, de acordo com levantamento da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Pelo que, o acumulado do ano – primeiro quadrimestre – contabiliza um crescimento de 3,5%. Este foi o maior consumo de abril dos últimos cinco anos.
Desempenho mensal diferente teve o diesel. Seus 5,5 bilhões de litros consumidos representam uma queda de 4% na comparação com março e uma redução de 3% frente ao mesmo abril do ano passado. Mas o acumulado do ano é positivo, cravando um crescimento de 3%.
As vendas nos Postos de combustíveis de 1,8 bilhões de litros de etanol significaram um aumento de 2,8% na comparação com março, ainda assim o quadrimestre acumula uma queda de 1,1% .
Convém mirar o desempenho da mobilidade eletrificada no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos – ABVE -, as vendas de veículos leves eletrificados no Brasil (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) atingiram 14.759 unidades em abril de 2025, elevando o total acumulado no primeiro quadrimestre do ano para 54.683 veículos.
O resultado representa um crescimento de 2,6% em relação a março, quando foram comercializadas 14.380 unidades. Na comparação com abril de 2024 (15.206), houve uma pequena queda de 2,9%.
Desempenho parecido no Rio Grande do Sul
Pouco mais de 334 milhões de litros de gasolina consumidos no Estado representaram um parco crescimento, em abril, de 0,5% frente a março, uma queda de 1,5% contra abril do ano passado e um aumento das vendas da ordem de 2,1% no acumulado do ano.
A exemplo do ocorrido no plano nacional, as vendas de diesel também caíram em relação a abril do ano passado, num percentual de 5%. Todavia esse desempenho segue sendo positivo no acumulado do primeiro quadrimestre, com um aumento de 5,4%.
