É o desanimo da economia, com desemprego e perda de poder aquisitivo, que explica. O combustível mais consumido no Brasil, o diesel, registrou uma queda, em abril, de 14,5%, na comparação com o consumo de março último, conforme dados divulgados pela ANP, bem refletindo a paralisia da economia brasileira. Na comparação com abril do ano passado, a queda foi de 9,3% e de 3,2% no acumulado do ano, frente ao primeiro quadrimestre de 2016. O consumo de abril, da ordem de 4,146 bilhões de litros, só perdeu para as vendas de abril de 2011, de 4,091 bilhões de litros.

Esse resultado negativo de abril também foi muito impactado pelo crescimento expressivo das vendas em março, quando foram comercializados 4,852 bilhões de litros, refletindo a colheita de uma safra recorde de grãos.

Também o consumo de gasolina retraiu em abril, frente a março, passando de 3,948 bilhões de litros para 3,649 bilhões de litros, numa queda de 7,6%. Mas no acumulado do ano, os números são positivos, com um crescimento de 5,5% frente ao primeiro quadrimestre do ano passado. A queda nos preços de 2,2%, entre abril último e abril de 2017 deve ter estimulado o consumo do combustível.

Queda na Renda Nominal Bruta

O panorama no RS não foi diferente, contabilizando, em abril, um consumo de 318,2 milhões de litros de diesel, com uma queda de 17,5%, vis a vis o consumo de março do ano em curso (lembrando que, neste quesito, a queda nacional foi de 14,5%). No acumulado do ano, no entanto, os resultados são melhores, somando um aumento de 3,1%, entre o último quadrimestre e o mesmo período do ano passado.

Também negativos foram os números do consumo de gasolina no Estado, com uma queda, em abril, de 7,7%, frente às vendas de março último.

“Estimamos que a Renda Média Nominal Bruta com a venda de gasolina C tenha contabilizado uma queda de 9,8% para os postos de combustíveis do Estado, calcula o economista Edson Silva, consultor da ES Petro.

Consumo de combustíveis ignora queda de preços e contabiliza vendas menores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.