Em entrevista ao Jornal do Comércio, do Rio Grande do Sul, o economista Edson Silva, consultor e ex Superintendente de Abastecimento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP -, considerou boa a iniciativa da agência em apresentar ao mercado uma publicação, apontando as oportunidades que o mercado de combustíveis do Brasil oferece aos investidores. “Com isso – disse Silva – a agência, além de regular o mercado, colabora pontualmente com o fomento, no Brasil, da indústria do petróleo e seus derivados”.

A publicação reúne uma série de dados sobre a produção, a logística e o consumo dos principais combustíveis do país – posicionado como o sétimo maior usuário do mundo. Se a referência for a do consumo de combustíveis no segmento de transportes, o Brasil ocupa o ranking de terceiro maior consumidor mundial.

Essa posição, de acordo com Silva, é uma das três circunstâncias que justifica o oportuno livreto da ANP. Outra é o potencial de crescimento desse consumo com a retomada do desenvolvimento. “Para os próximos 10 anos espera-se crescimento acumulado de 20% na demanda dos principais derivados e biocombustíveis, da ordem estimada de 461 mil barris/dia” – aponta o documento.

A propósito Edson lembra que o suprimento nacional é formado quase que exclusivamente pela produção das refinarias da Petrobrás e pelas importações. E estas ganharam nova dimensão. “Em 2016, sublinha o consultor da ES Petro, a importação de derivados alcançou 25 bilhões de litros, considerando gasolina, óleo diesel, QAV, GLP e nafta. Esse volume foi 18,9% superior ao de 2015. E em 2017, até setembro, o volume já chegou a 24,2 bilhões de litros, um aumento de 22% relativamente ao mesmo período do ano passado.

E uma terceira circunstância é dada pelo reposicionamento da Petrobrás – de único produtor brasileiro de derivados de petróleo e detentor majoritário das estruturas dutoviárias e de terminais -, o que impõe novos desafios para a logística e o fornecimento de combustíveis no mercado brasileiro.

A publicação “Oportunidades na Produção e no Abastecimento de Combustíveis no Brasil” está disponível em http://www.anp.gov.br/wwwanp/publicacoes/livros-e-revistas/4163-oportunidades-na-producao-e-no-abastecimento-de-combustiveis-no-brasil

ANP apresenta oportunidades para investimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.