05/02/2021 – O Consumo de combustíveis automotivos cresceu em dezembro último, como habitualmente acontece nessa época do ano, período de maior venda das distribuidoras e dos postos.

As vendas de gasolina no Rio Grande do Sul cresceram 15,2%, em dezembro, somando pouco mais de 324 milhões de litros, menor resultado, no entanto, desde dezembro de 2014, segundo a ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.  Já as vendas de etanol tiveram aumento de 39% no último mês do ano passado e as de GNV (Gás Natural Veicular) cresceram 8,4%, de acordo com a Sulgás.

“Os dados totais do ano passado revelam que estamos longe da sonhada recuperação do consumo” – afirma o economista-chefe da ES Petro, Edson Silva. No acumulado do ano, as vendas de gasolina caíram 10,6% no comparativo com o total de 2019, assim como teve queda a venda de Etanol, da ordem de 34%.

As vendas de diesel – referencial para medir o dinamismo da economia – tiveram queda de 9,8%, entre dezembro e novembro, e de 1,8% no acumulado do ano.

O ponto fora da curva em matéria de consumo de derivados de petróleo é dado pelas vendas de GLP. Elas cresceram, no estado, 4% entre dezembro e novembro do ano passado, 5,7% na comparação com dezembro de 2019  e 1% no acumulado do ano.

Mercado de combustíveis ainda se move de lado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.