O consumo nacional de gasolina reagiu em março, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP -, cravando um crescimento de 15,8% relativamente a fevereiro, explicado, em parte, pelo maior número de dias naquele mês. Mas independentemente desse fator, as vendas efetivamente evoluíram no mês, dado que a média diária de consumo ficou em cerca de 117 milhões de litros, contra aproximadamente 112 milhões de litros em fevereiro.

Outros comparativos mostram, no entanto, que a venda do combustível ainda não se recuperou solidamente: na comparação com março do ano passado, por exemplo, o consumo caiu 8,2%, assim como houve queda de 9,5% no primeiro trimestre do ano, comparado com igual período de um ano atrás.

Bom lembrar que esse desempenho está diretamente impactado pelo aumento de preços dos derivados de petróleo: em março último as refinarias da Petrobrás venderam a gasolina com um aumento acumulado de 6,25%.

E no RS

O comportamento do consumidor do Rio Grande do Sul foi parecido com o desempenho nacional. Em março, as vendas nos postos subiram 11,5% frente as de fevereiro, com um consumo médio diário, em março, de quase 10 milhões de litros, contra 9,920 milhões de litros em fevereiro. Por outro lado, as vendas de março caíram 2,1% na comparação com março do ano passado e encolheram 1,4% no primeiro trimestre deste ano, vis a vis o mesmo período de 2017.

Vendas de gasolina se recuperam em março

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.