04/07/2019 – A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP – realizou, nesta quinta-feira, em Porto Alegre, a 13ª edição do RenovaBio Itinerante, com o apoio do Sindicato da Indústria de Biodiesel e Biocombustíveis do Rio Grande do Sul (SindibioRS) e da Ubrabio – União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene.

Um público de empresários, assessores e consultores teve a oportunidade de se informar sobre as etapas do programa e esclarecer dúvidas. A ES Petro, por seu diretor, o economista Edson Silva, também acompanhou o debate.

A iniciativa, que vem percorrendo os polos produtores de biocombustíveis, objetiva estimular a adesão ao processo de certificação eficiente no âmbito da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio).

O RenovaBio é uma política de Estado que objetiva reconhecer o papel estratégico de todos os tipos de biocombustíveis (etanol, biodiesel, biometano, bioquerosene, segunda geração etc.) na matriz energética brasileira.

As técnicas da ANP, Danielle Conde e Maria Auxiliadora Nobre, discorreram por toda a manhã sobre os dois principais instrumentos do programa:

(1) O estabelecimento de metas nacionais de redução de emissões para a matriz de combustíveis, definidas para um período de 10 anos. E a

2) Certificação da produção de biocombustíveis.

A articulação desses dois instrumentos resultará na criação do CBIO (Crédito de Descarbonização por Biocombustíveis), aceito como um ativo financeiro, negociado em bolsa, emitido pelo produtor de biocombustível, a partir da comercialização.

Para o presidente do SindibioRS, Irineu Boff, o RenovaBio Itinerante, que “vem sendo realizado pela ANP desde setembro de 2018, tem se mostrado um espaço importante para os produtores de todo o país conhecerem melhor a Foto 3nova Política Nacional de Biocombustíveis”.

 

Encontro sobre o RenovaBio em Porto Alegre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: