27/02/2020 – A China elevou as exportações de combustíveis para compensar perdas na demanda doméstica, enquanto lida com as consequências de uma epidemia de coronavírus.

Segundo maior consumidor global de petróleo, o país não conseguiu evitar a formação de um excesso de oferta após cortes na produção de refinarias.

De acordo com fontes comerciais e analistas do setor, as exportações de produtos refinados de petróleo da China subiram para níveis muito acima dos vistos um ano atrás, aumentando a oferta na Ásia, onde outros países também lidam com uma demanda enfraquecida devido ao vírus.

A demanda por produtos refinados de petróleo na China deve cair 35,7% no primeiro trimestre quando na comparação com mesmo período do ano anterior, levando a uma sobreoferta de 27,08 milhões de toneladas no mercado local, disse a área de pesquisa da China National Petroleum Corp (CNPC).

“Nós agora vemos as exportações chinesas pós-Ano Novo Lunar em 156 mil toneladas por dia, ante 139 mil toneladas no mesmo período do ano passado, alta de 12% na comparação anual”, disse o chefe de análises de mercado na empresa de dados de commodities Kpler, Alexander Booth.

A consultoria SIA Energy, com sede em Pequim, disse esperar que as exportações desses produtos no primeiro trimestre cresçam em 58 mil bpd, com alta de 3,9% na comparação com mesmo período do ano anterior. Isso representa cerca de 7 mil toneladas por dia, principalmente em gasolina e combustível para aviação.

“A alta será principalmente em fevereiro e março, por causa do Ano Novo Chinês em janeiro”, disse Seng Tick Tee, da SIA.

“Nós estimamos que a redução na demanda da China (por combustível de aviação) vai superar os cortes de produção em 0,1 milhão de barris por dia em fevereiro, o que significa que as exportações devem vir fortes em março”, disseram analistas da consultoria Energy Aspects.

Fonte: Diário do Comércio

 

China eleva exportação de combustíveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.