18-07-2021 – Os dirigentes da União Brasileia do Biodiesel e do Bioquerosene (Ubrabio), da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) e outras entidades do setor de biodiesel se reuniram, na sexta-feira (16), com a direção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para discutir a qualidade do biodiesel e do diesel B.

Na oportunidade, o presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, propôs a criação de um grupo de trabalho, junto com a Anfavea, para o aprimoramento das especificações do biodiesel, já considerada a mais rigorosa do Mundo e do diesel B.

Este grupo de trabalho, teria a função de identificar e propor à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), quais parâmetros devem ser aperfeiçoados. Segundo Diego Ferrés, esta evolução é fundamental para que o diesel B atenda às exigências tecnológicas previstas para a Fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos (Proconve), prevista para ser adotada integralmente em 2023.

A reunião com o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, contou com a participação de dirigentes da Abiove e da Aprobio. Na quinta-feira (15), as associações do setor solicitaram à ANP a abertura do processo de Consulta Pública para a revisão das especificações do biodiesel e do diesel B, hoje disciplinados pelas Resoluções 45/2014 e 50/2013 da ANP.

Fonte: UBRABIO