21/02/2022 – A Brasilcom (Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Bicombustíveis) afirmou, nesta 6ª feira (18.fev.2022), que o setor é contra a obrigatoriedade de divulgação diária da situação dos estoques de combustíveis à ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

A nova regra foi anunciada na 5ª feira (17.fev) pela agência. Produtores e distribuidores de combustíveis e biocombustíveis terão prazos de até 1 ano para se adaptarem à nova periodicidade. Atualmente, as empresas são obrigadas a fornecer os dados mensais sobre os produtos estocados e com defasagem de até 15 dias em relação ao mês informado.

Segundo a Brasilcom, a maioria dos agentes envolvidos na nova regra foram contrários a essa obrigação durante a consulta pública realizada pela ANP, que durou começou no fim de dezembro e esteve aberta por 45 dias. Por isso, a federação diz que o setor foi surpreendido com a aprovação da norma pela agência.

Em nota divulgada na 5ª feira, a ANP afirmou que a mudança é necessária por causa do processo de venda de refinarias pela Petrobras. Como agora a estatal deterá menor fatia da produção, a agência afirma que o monitoramento diário permitirá identificar riscos de desabastecimento. Para a federação, no entanto, essa previsibilidade estará comprometida por conta da intensa variação diária dos estoques.

Fonte: PODER 360

.

Nova regra de estoque de combustíveis é criticada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.