O consumo dos principais combustíveis comercializados no RS registrou queda no mês de fevereiro, segundo dados divulgados hoje pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Na comparação com janeiro, o consumo de Gasolina nos milhares de postos do Estado caiu 5,3%, o de GLP (Gás de cozinha) 6,3% e o de diesel 2,7%.

Na comparação com fevereiro do ano passado, o resultado do consumo desses combustíveis foi igualmente negativo.

“Estimamos que o volume médio das vendas em Reais de gasolina tenha contabilizado uma queda de 6,1% no confronto com as receitas de janeiro deste ano” – comentou o economista da ES Petro, Edson Silva. “E foi também o pior faturamento médio desde julho do ano passado”, acrescentou.

O maior tombo no mês passado foi registrado nas vendas de etanol, 14,4%, chegando, com a comercialização de seus 3,4 milhões de litros, ao menor consumo mensal registrado no Estado ao longo dos anos. Para se ter uma melhor ideia, em fevereiro de 2016, foram consumidos 6,4 milhões de litros e, em fevereiro de 2015, 13,8 milhões de litros.

Resultados tão ruins são explicados pela conjunção de queda na litragem vendida e nos preços comercializados, os quais, por sua vez, refletem o estágio de paralisia da economia, do expressivo desemprego (na Grande Porto Alegre a taxa cresceu para 10,8% em fevereiro) e da queda no poder de compra dos assalariados.

Esse balanço negativo também impactou a rentabilidade do segmento, notadamente dos Postos de Combustíveis. “Anota aí: como os custos continuam crescendo, vários postos estão fechando as portas e é grande o endividamento do setor” – comentou um proprietário de vários estabelecimentos, que preferiu não se identificar.

Fevereiro de queda no consumo de combustíveis e no faturamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.