A Petrobras anunciou um aumento médio de 8,9% no GLP, botijão de 13 quilos, popularmente conhecido como “gás de cozinha”. O aumento, a ser praticado pelas refinarias da petroleira, entra em vigor à zero hora desta terça-feira, dia 05.

Desde que comunicou sua nova política de preços, em 07 de junho último, esta foi a sétima intervenção da Petrobras, sendo seis aumentos e uma redução.

Essa nova postura da Petrobras tem por referência aproximar os preços internos do que é praticado no mercado internacional, resultando, por consequência, em renuncia da prática de subsídios, que, por muitos anos, a empresa aplicou ao GLP, por seu consumo massivo e popular.

O impacto está sendo sentido no movimento comercial das empresas de distribuição e dos revendedores, tanto quanto no “bolso” dos consumidores. Segundo levantamento da ANP, o preço médio do botijão de 13kg aumentou em média 13,6% no Brasil, entre novembro e junho desse ano. No mesmo período, o preço do recipiente para o consumidor do RS aumentou em média 10,9% e 8,6% em Porto Alegre.

Também o consumo está sendo afetado. Em outubro, último dado disponibilizado pela ANP, as vendas nacionais caíram 6,1%, frente a junho, e 10,1% no RS.

Gás de cozinha tem novo aumento de preço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.