07 OUT 2019 – O Gás Liquefeito de Petróleo – GLP, devido à baixíssima toxicidade de suas emissões de queima, pode ser considerado uma fonte de energia limpa, sendo a cocção de alimentos a sua principal utilização no Brasil.
Embora corresponda a apenas 3,2% de participação na matriz energética brasileira, é a fonte de energia com maior penetração no território nacional. A participação no mercado residencial representa 80% do consumo, enquanto os demais 20%, não residencial, são absorvidos majoritariamente pelos setores da indústria, comércio e público.

Comparado a outras fontes de energia, o GLP tem mantido sua participação na matriz energética constante ao longo dos últimos 15 anos, com crescimento nos últimos 10 anos na ordem de 1,0% e níveis de importação em torno de 30%, tendo como principais origens os Estados Unidos, Argentina e África.

O consumo nacional do energético caiu 3,2% entre agosto e setembro do ano em curso. Queda também, de 2,4%, no consumo verificado em setembro comparado com o mesmo mês do ano passado.

No RS, os números do consumo também são negativos em diversas comparações. No mês passado, foram consumidos 76.724 m³ nas diversas modalidades de recipientes (botijões). Com esse volume, a queda foi de 3% nos últimos nove meses, frente ao mesmo acumulado do ano passado, de 4,9% na comparação com o que foi consumido em agosto e de 6,7%, diante do que foi vendido em setembro do ano passado.

Fonte: ANP

Consumo em queda de GLP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.