O Portal G1-PR informa que ação de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) interditou bombas e apreendeu placas eletrônicas, que adulteravam dados do abastecimento, em postos de combustíveis de Curitiba e região metropolitana. Sete estabelecimentos foram verificados, com a inspeção de 104 bicos de bombas – 44 foram interditados, nesta terça-feira, 21.

Alguns estabelecimentos tiveram as atividades totalmente interrompidas por causa das irregularidades, segundo o Ipem-PR. Por meio de nota oficial, o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná (Sindicombustíveis-PR) afirmou que apoia iniciativas de fiscalização e que este tipo de crime vem ganhando sofisticação.

Nos locais onde foram identificadas supostas irregularidades nas placas eletrônicas, de acordo com o Ipem- PR, a quantidade de combustível que era colocada no tanque dos veículos era menor do que a registrada na bomba. Ao todo, 12 placas foram apreendidas.

Uma das bombas chegou a registrar uma diferença de 1.366 mililitros em cada 20 litros fornecidos. A diferença máxima permitida é de 100 mililitros, para mais ou para menos, a cada 20 litros.

A placas eletrônicas, ainda de acordo com o Ipem-PR, tiveram componentes substituídos, retirados ou incluídos. As placas eletrônicas foram encaminhadas ao laboratório do Inmetro para perícia técnica e posterior quantificação da fraude.

Os técnicos responsáveis pela fiscalização identificaram ainda que as bombas, que foram lacradas, apresentaram alteração de modelo, problemas na instalação e em relação as inscrições obrigatórias.

Em função das irregularidades encontradas em alguns postos, o Ipem-PR informou que cassou a autorização de uma das empresas que prestam serviço de manutenção para postos de combustíveis. Desta forma, a empresa está proibida de prestar trabalho de manutenção, deslacrar e lacrar instrumentos de medição de modo geral.

O Ipem-PR ressaltou que os postos foram autuados e terão oportunidade de defesa em primeira e segunda instância.

IPEM-PR lacra bombas de combustíveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.