O período de quarentena em casa para conter a pandemia do Covid-19 pode fazer seu carro ficar parado por meses na garagem. Isso requer muitos cuidados para na hora que a vida voltar ao normal não ter nenhuma surpresa negativa. E uma das principais dúvidas é referente ao combustível ficar parado por tanto tempo.

Seja gasolina ou etanol, um período de até seis meses parado no tanque não gera danos à qualidade do combustível, mas isso depende das condições de exposição e dos cuidados com o carro.

“Não estraga não. O que degrada o combustível é o calor e a ação direta de raios solares e isso acontece mais quando o carro fica exposto ao sol. Mas mesmo assim um ou dois meses é muito pouco pra surtir algum efeito”, explica Rafael Serralvo, engenheiro mecânico especialista em motores a combustão.

Muitas questões influenciam na degradação da qualidade, mas a dica mais valiosa é evitar ao máximo deixar o carro exposto ao sol. “A gasolina comum pode sofrer degradações mais rápidas, principalmente nesta condição de exposição aos raios solares. Se isso acontecer, acredito que em seis meses a gasolina pode se deteriorar sim. Mas dentro do tanque é muito difícil”, diz.

Se o carro ficar parado e em local fechado, mas também com condições de calor, a chance de deterioração é praticamente a metade de um carro exposto.

“No caso da gasolina Premium (como a Podium da Petrobras e a Racing da Shell), eu já trabalhei bastante com a questão de envelhecimento. E ela não estraga. Inclusive na montadora que eu trabalhava eles tinham amostras na época com mais de cinco anos de armazenamento e ela permanecia com todas as características originais”, relembra.

Se o tanque estiver com etanol, a durabilidade é maior do que da gasolina comum. “O etanol tem mais durabilidade se comparado à gasolina comum. O único problema do etanol é que ele tem alta absorção de água. Ele é higroscópico, ou seja, consegue absorver água que está no ar. Portanto, em ambientes com maior umidade é bom ficar atento”, ressalta o engenheiro.

O problema do etanol é que ele pode mudar de fase se ficar muito tempo parado. Mas o que isso significa?

O etanol vendido nos postos tem 5% de sua composição de água, limite máximo permitido pela legislação. Com a absorção do ar, principalmente em lugares úmidos, esse índice pode aumentar e envelhecer o combustível. Mas isso pode levar mais de ano.

No caso de quem tem o carro movido a diesel, os cuidados devem ser maiores, porque o combustível perde suas propriedades em um período mais rápido do que da gasolina. Vale ressaltar que todas essas estatísticas variam de carro para carro e da forma como o dono cuida, mas na média os prazos são os apresentados.

Deixar o taque vazio ou cheio durante a quarentena?

Melhor manter o tanque cheio. Ficar com o compartimento vazio aceleram as condições de degradação do combustível, pois o tanque pode oxidar com partículas que ficaram lá dentro, e quando for enchê-lo novamente, o combustível pode sofrer com essas partículas e perder octanagem.

Mas até o tanque se degradar estando vazio o período é de mais de um ano. A dica que Rafael Serralvo dá para quem está com o carro parado na garagem é mantê-lo com tanque cheio e tentar dar uma volta, seguindo as recomendações de higiene e segurança, pelo menos uma vez por semana para o combustível misturar.

 

Fonte: AUTO ESPORTE – André Chiappero Schaun

 

Combustível parado no tanque pode estragar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.