07/12/2023 – Cresceu, em outubro passado, o consumo nacional de combustíveis automotivos renováveis, sem contar o uso de GNV.  De acordo com dados da ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis -, o consumo de etanol mais o de biodiesel somou uma média de 29,6% do total abastecido nos veículos que rodaram no país em outubro. “Foi o maior índice mensal deste ano”, destaca o economista-chefe da ES Petro, Edson Silva. Chegamos a ele, graças ao maior consumo de etanol, 5,4%, entre outubro e setembro, acrescenta Silva. Já o abastecimento de gasolina, no mesmo período, aumentou apenas 0,4% e o de diesel caiu 0,1%.

A boa notícia para a descarbonização do meio ambiente tem muito a ver com o comportamento dos preços. Pelo menos, a relação preço gasolina/etanol hidratado tem favorecido a opção do consumidor pelo combustível renovável: desde março último, o preço do etanol nas bombas de combustíveis está abaixo dos 70% do cobrado pela gasolina, condição que, tecnicamente, favorece o consumo do etanol por quilômetro rodado. Em Outubro, essa relação média bateu nos 62,8%.

Todavia, nem todos os Estados alcançaram essa métrica. O Rio Grande do Sul, por exemplo, entre os cinco maiores consumidores de combustíveis, registrou, entre outubro e setembro, uma média de 19,8% de renováveis no total do que foi abastecido em carros, caminhonetes, tratores e caminhões. Justamente, no Estado do extremo sul do país, a relação preço do etanol frente ao da gasolina bateu, em outubro, nos 81,5%, bem acima dos 70% recomendáveis para que o consumo de etanol compense por litro/quilômetro rodado.

A despeito, o consumo de etanol hidratado vem crescendo este ano, acumulando um aumento de 51,6% até outubro.

O Estado importa, de São Paulo e Paraná, praticamente todo o etanol consumido.

Para o economista da ES Petro, uma política pública estruturada pode perfeitamente aumentar esse percentual médio nacional de 29,6%, como é desejado para o meio ambiente, despejando menos Gases do Efeito Estufa (Seeg) na atmosfera. “O carro elétrico ajuda, mas seu consumo depende de carga da bateria com eletricidade. Julgo nossa experiência muito mais produtiva e eficaz com a fabricação do carro flex e nossa expertise na produção de biocombustíveis”.

Atualizado em 08/12/2023

Mais combustíveis renováveis nos veículos rodando no país

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.